PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Ano "péssimo" para safra da lampreia

19 Abril, 2010 - 14:51

112

0

A safra da lampreia no rio Minho foi alargada por mais uma semana, terminando no próximo sábado. No entanto, pescadores já fazem contas à vida. Se 2009 foi um mau ano, 2010 foi "péssimo".

A safra da lampreia no rio Minho foi alargada por mais uma semana, terminando no próximo sábado. No entanto, pescadores já fazem contas à vida. Se 2009 foi um mau ano, 2010 foi "péssimo", diz o presidente da Associação de Pescadores do rio Minho.
O número de lampreias apanhadas esteve abaixo das expectativas dos pescadores que, este ano, se viram em grandes dificuldades para tirarem algum lucro daquela que é a melhor época de pesca do ano. "Um ano péssimo em tudo, na apanha e mesmo na venda, a lampreia no ano passado estava a 10 euros a grande e 5 euros a pequena. Este ano está a 5 euros a grande e 2,5 a pequena", explica Estevão Silva, acrescentando que "os pescadores estão revoltados, porque a lampreia que vem de fora vem deitar esta do rio Minho abaixo". Um problema que segundo Estevão Silva, só se resolverá com a certificação da lampreia do rio Minho.
E se este ano não ajudou à safra da lampreia, o mesmo se pode dizer da safra ao sávela. Por lei, a safra do sável termina a meados do mês de Maio, mas Estevão Silva acredita terminar "mais cedo, porque tem sido fraco e já começa a aparecer lixo nas redes e pouco sável".
O número de licenças para a safra da lampreia aumentou este ano, o preço de combustíveis também, e os pescadores não conseguiram tirar do Rio Minho os proveitos que esperavam obter.

Últimas