PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Praia de Âncora

Âncora: Miguel Alves diz que ‘processo de revisão do PDM está em andamento’

27 Março, 2015 - 07:30

240

0

Sede a Junta de Freguesia foi pequena para acolher as muitas pessoas que quiseram participar na reunião pública descentralizada.

A sede a Junta de Freguesia de Âncora foi pequena para acolher as muitas pessoas que quiseram participar na reunião pública descentralizada desta semana, onde foi possível esclarecer assuntos como o processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que, como referiu o presidente da Câmara, Miguel Alves, “está em andamento e de portas abertas”, mas também colocar problemas que afetam as pessoas todos os dias, numa freguesia com mais de 1000 habitantes, que cresceu sem o cuidado suficiente para acautelar o equilíbrio e as infraestruturas básicas. A nova proposta de PDM, ao contrário, dará a âncora a possibilidade de crescer em harmonia.
Inicialmente havia 34 inscritos, embora o máximo previsto no Regimento da Câmara seja as duas dezenas de inscrições e, em plena reunião, ainda pediram para intervir mais duas pessoas. Como alguns dos temas eram comuns, alguns dos ancorenses retiraram o seu pedido, mas, mesmo assim, Executivo e população só abandonaram as instalações da Junta de Âncora já depois das 21h00, e após cerca de duas horas e meia de reunião.
A primeira intervenção coube, como é habitual, ao autarca local, António Brás, que falou demoradamente, expondo a situação da sua freguesia e as necessidades de intervenção, muitas mesmo, embora reconhecesse que o Executivo está a realizar um trabalho extraordinário em algumas áreas e considerasse esta reunião um “momento histórico “ na vida de Âncora.
As primeiras intervenções dos ancorenses foram sobre o PDM, em processo de revisão. Foi possível perceber que existe alguma desinformação e as dúvidas foram imediatamente esclarecidas, quer pelo presidente da Câmara quer pelo vice-presidente.
Miguel Alves começou por explicar que o único PDM que existe é o que tem 20 anos, estando em revisão há cerca de uma década. Além do mais, ficou claro que nada está fechado, pelo contrário, “o processo de revisão do PDM está em andamento e de portas abertas e temos total abertura para discutir questões do território”, disse Miguel Alves, convidando os interessados a procurar a Junta ou os técnicos da Câmara.
O presidente explicou que este Executivo encontrou um processo muito atrasado, entregue a uma equipa de técnicos municipais, coordenados por um arquiteto de Barcelos, que foi dispensado, considerando-se a equipa do Município capaz e por isso não havendo necessidade de contratar arquitetos externos “a peso de ouro”.
O presidente deu conta, também neste aspeto, da opção por uma política aberta, transparente e de diálogo com as pessoas. Daí que exista uma primeira proposta que foi entregue às Juntas de Freguesia, para que se pronunciassem se assim entendessem, embora não houvesse qualquer obrigatoriedade deste procedimento nesta fase.

Últimas