PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Valença

Ana Paula Xavier: “Resultados são porta aberta para o futuro das empresas e da indústria”

15 Setembro, 2022 - 09:52

1204

0

Realizou-se a primeira viagem de condução autónoma 5G transfronteiriça entre Piort

“Hoje fez-se história nesta Eurocidade e nesta Ponte com a primeira viagem de condução autónoma 5G transfronteiriça, entre Portugal e Espanha”. As palavras são da Vice-Presidente da Câmara de Valença, Ana Paula Xavier. Foram proferidas esta quarta-feira, dia em que se realizou a primeira viagem de condução autónoma 5G transfronteiriça entre aqueles dois países.

 

O momento, conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, decorreu na Ponte Internacional Centenária que liga Valença e Tui.

 

“Os resultados esperançadores dos testes, até hoje realizados, são uma porta aberta para o futuro das empresas, da indústria e da administração pública. No caso específico de Valença e Tui, os benefícios das tecnologias 5G permitirão uma mobilidade interurbana inteligente e sustentável”, referiu a autarca. “Com este projeto damos o pontapé de saída para um futuro inovador na Mobilidade Autónoma Conectada”, acrescentou.

 

Durante esta demonstração pública, o shuttle autónomo encontrou vários obstáculos, todos ultrapassados graças à conectividade 5G. Os insights resultantes do projeto 5G-MOBIX servirão de informação de base para a definição de novas regulações e standardizações, a nível europeu, relacionadas com a Mobilidade Autónoma Conectada, bem como para impulsionar o desenvolvimento de novos modelos de negócios em torno desta área.

 

A iniciativa 5G-MOBIX, financiada pela União Europeia (2018-2022) no âmbito do Horizonte 2020, tem como objetivo principal estabelecer a base para o desenvolvimento de corredores 5G e impulsionar o desenvolvimento de oportunidades aplicadas à Mobilidade Autónoma Conectada.

 

O consórcio reúne 58 parceiros de 13 países da União Europeia, bem como Turquia e Coreia do Sul, entre outros.

 

 

[Fotografias: Município Valença]

Últimas