PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Américo Reis: ‘Festa do Espumante de Melgaço é uma iniciativa louvável’

20 Outubro, 2015 - 11:23

239

0

Presidente da Associação Comercial e Industrial elogia a promoção de um ‘sub-produto de grande qualidade’.

O presidente da Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço (ACICMM) mostra-se bastante satisfeito com a iniciativa dos melgaçenses na realização da Festa do Espumante. O certame, recorde-se, vai de correr entre 20 e 22 de novembro, no Largo Hermenegildo Soalheiro, em pleno centro da vila. “Tudo o que se possa fazer para promover os nossos produtos locais e as nossas potencialidades agrícolas é bom. Esta iniciativa é louvável! É mais um produto que se tenta promover e é esse o caminho. As empresas e os autarcas têm de unir-se na promoção daquilo que achamos importante e que se diferencia dos demais”, disse Américo Reis à rádio Vale do Minho.
O certame conta com a presença de 13 produtores de espumante, três expositores de fumeiro e outros produtores regionais típicos do concelho. Américo Reis frisou, no entanto, que uma festa destas não será propriamente igual à Festa do Alvarinho que anualmente se realiza em Melgaço durante o mês de abril. “O espumante destina-se a um nicho de mercado muito específico. Estamos a falar de uma classe média-alta. Mas temos de valorizar os nossos produtos e o espumante da sub-região Monção/Melgaço é um produto de excelência”, realçou. “O espumante é diferente do vinho Alvarinho. Trata-se de um sub-produto de grande qualidade. Esta promoção foi, portanto, muito bem pensada pois temos de estar à frente dos outros na promoção dos nossos produtos de excelência. Quem teve esta iniciativa está de parabéns!”, elogiou Américo Reis.
Sendo o espumante da sub-região conhecido pela sua qualidade elevada, os preços a esperar neste certame serão mais elevados – por exemplo – em relação à Festa do Alvarinho. “Isso é perfeitamente normal. Por isso é que referi que esse produto se destina a clientes da classe média-alta. Mas produtos bons têm de pagar-se bem e quem os produz tem também de receber bem”, sublinhou o presidente da ACICMM. “O espumante é um produto que exige muito trabalho e muita dedicação. Tem de ser bem pago e espero que traga muitas mais valias financeiras para a região”, concluiu Américo Reis.
Nesta Festa do Espumante vão estar ainda presentes dois restaurantes que vão apresentar propostas gastronómicas para serem harmonizadas com os vinhos. A estrutura onde decorrerá a iniciativa, garante a organização, possui todas as condições de conforto para receção dos visitantes, incluindo uma área central de lugares sentados.
A programação incluirá ainda sessões de show cooking, em que reconhecidos chefes de cozinha vão reinterpretar receituários com produtos e ingredientes identificados com Melgaço. Provas comentadas por especialistas e música completam o cartaz que será apresentado em breve.

Últimas