PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Alvarinho: Presidente da Câmara de Monção alertou para urgência em potenciar o território

30 Junho, 2014 - 07:55

257

0

Augusto Domingues revelou, durante a última Assembleia Municipal, que vai decorrer uma petição durante a Feira do Alvarinho no sentido de manter a exclusividade da produção daquele vinho.

O presidente da Câmara de Monção alertou no passado sábado, em sessão da Assembleia Municipal, para a urgência de potenciar o território Monção/Melgaço para ajudar a manter a exclusividade do Alvarinho. Augusto Domingues voltou a lamentar a decisão da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. O autarca prometeu continuar a lutar e deu exemplos concretos. “A agricultura é de modas. Primeiro tivemos o milho híbrido. Quando surgiu, começou a dar dinheiro e todos o fizeram. Deixou de dar lucro e algumas empresas fecharam. Depois veio a moda da maçã Golden e foi a mesma coisa. Começou a dar dinheiro para alguns e depois fizeram todos. A seguir veio o kiwi. O lucro ainda é possível mas foi tudo para o kiwi e o preço está depreciado. A moda actual é o mirtilo e a framboesa. Está tudo a ir para os frutos vermelhos”, disse o edil. “Esta excelência do Alvarinho tem a mesma sequência. Como sabem que é um produto que está promovido por todos os engarrafadores e pelas Câmara Municipais, querem o ‘ovo de ouro da galinha’. Massificando e aumentando a produção, vamos obviamente ter problemas na nossa região”, avisou Augusto Domingues. “No passado deveríamos ter investido no território. Assim, quando pedíssemos uma garrafa de Alvarinho, poderíamos optar por Alvarinho de Monção e Melgaço”, precisou. “Foi um erro de todos no qual também me incluo. A ver se vamos ainda a tempo de potenciarmos o nosso território”, desafiou o presidente da Câmara.
A autarquia garante que não vai baixar os braços. O executivo vai avançar com uma petição a enviar à Assembleia da República. O presidente da Câmara revelou mesmo que o documento já estará disponível durante a Feira do Alvarinho. O certame vai ter lugar já no próximo fim-de-semana,em Monção. Arranca sexta-feira. Vai prolongar-se até domingo.