PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Alvarinho: Melgaço envia comunicado à Ministra da Agricultura e reafirma posição contra alargamento

29 Janeiro, 2015 - 18:21

208

0

Juntamente com a exposição seguiu uma cópia do abaixo assinado de contestação ao alargamento que reúne já mais de três mil assinaturas.

A Câmara de Melgaço enviou esta quinta-feira um comunicado à Ministra da Agricultura e do Mar onde reafirma a posição da autarquia contra o alargamento da zona de produção de Vinho Verde Alvarinho. No documento, a edilidade questiona os motivos e fundamentações que conduziram a esta decisão.
Considerando que foi criado um grupo de trabalho para debater esta questão, sem que fosse apresenta qualquer fundamentação técnica que justificasse o fim do regime de singularidade da Sub-região, o presidente da Câmara, Manoel Batista, vai mais longe e denuncia a estratégia dos interessados na alteração das regras de produção e rotulagem, que ofuscaram a opinião pública afirmando que teria sido a Comissão Europeia a determinar o fim da exclusividade da Sub-Região.
“Até hoje, e apesar dos sucessivos pedidos, nenhuma das entidades competentes facultou à Sub-Região de Monção e Melgaço qualquer tipo de acesso ou informação sobre o teor dos esclarecimentos efectivamente pedidos pela Comissão”, refere a autarquia. O edil acrescenta ainda que a massificação da produção de Alvarinho apenas conduzirá ao seu desprestigio e à sua transformação em apenas mais um vinho branco produzido em Portugal.
Juntamente com a exposição seguiu, para conhecimento de Assunção Cristas, do Secretário de Estado da Agricultura e do Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, uma cópia do abaixo assinado de contestação ao alargamento, que, e reunindo já mais de três mil assinaturas, continua em circulação na Sub-Região.

Últimas