PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Alvarinho: Feira anual e rotativa garantiria maior dimensão e rentabilização de recursos – José Emílio Moreira

3 Julho, 2012 - 14:41

200

0

Sublinhando a necessidade de professionalizar o certame, o presidente da Câmara Municipal de Monção defende a realização de apenas um certame anual dedicado ao Alvarinho que seria promovido, de forma alternada, nos dois municípios raianos.

Sublinhando a necessidade de professionalizar o certame, o presidente da Câmara Municipal de Monção defende a realização de apenas um certame anual dedicado ao Alvarinho que seria promovido, de forma alternada, nos dois municípios raianos.

Este princípio, adiantou José Emílio Moreira durante a apresentação da edição 2012 da Feira do Alvarinho, esta terça-feira, em Viana do Castelo, permitiria alguma rentabilização de recursos humanos, logísticos e financeiros.

O autarca acrescentou que a aposta devia recair num certame com a presença de especialistas e jornalistas nacionais e internacionais, de forma a incutir uma maior escala e dimensão aquele produto endógeno da sub-região de Monção e Melgaço.

No entanto, José Emílio Moreira disse que para tal cenário acontecer seria preciso, em primeiro lugar, “um emparcelamento de mentalidades”.

José Emílio Moreira referiu que, a implementação de uma estratégia comum, contribuiria para a consolidação da expansão do vinho Alvarinho.

A edição 2012 da Feira do Alvarinho de Monção, orçamentada em 100 mil euros, 80 mil euros são suportados pela autarquia e os restantes 20 pelos participantes e payrocinadores oficiais. Presentes vão estar cerca de uma centena de expositores repartidos por duas tendas gigantes e uma ampla área exterior.

Durante três dias, o certame compreende várias iniciativas de promoção do vinho Alvarinho, como desfile de confraria, “conversas soltas”, conferências, provas comentadas de vinho, lançamento de novos produtos, demonstrações gastronómicas, bem como um conjunto diversificado de atividades culturais, sociais, desportivas e musicasis, com destaque para a música tradicional protuguesa mas também a presença do dj Fernando Alvim.

A feira arranca sexta-feira e prolonga-se até domingo, no largo da antiga estação da CP, aguardando por 50 mil visitantes. O ato protocoloar de inauguração está marcado para as 17h00 com a presença da ministra da Agricultura, do Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas.

Este formato de duas feiras dedicadas ao Alvarinho, em Monção e Melgaço, pode ter os dias contados, e fundir-se em apenas um, de caráter anual e rotativa pelos dois concelhos raianos.

Últimas