PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho/Frio: Temperaturas vão baixar mais na próxima madrugada – Proteção Civil lança alerta

19 Janeiro, 2017 - 12:01

148

0

Aos microfones da Rádio Vale do Minho, Proteção Civil de Viana apela ao máximo cuidado com as baixas temperaturas que se fazem sentir.

As temperaturas em todo o Alto Minho estão a descer. Até ao fim-de-semana, ao país vai estar debaixo de uma vaga de frio mais seco vinda do Ártico. O mercúrio dos termómetros no país vai baixar entre quatro e seis graus nas temperaturas mínimas e entre sete e nove graus nas temperaturas máximas. O interior português será o mais fustigado pelo frio, enquanto o sul vai ficar mais resguardado. No distrito de Viana do Castelo são esperadas mínimas entre os -2 e os -4ºC.
A madrugada desta sexta-feira deverá ser a mais fria e, aos microfones da Rádio Vale do Minho, a Proteção Civil de Viana do Castelo deixou algumas recomendações. “Várias camadas de roupa são importantes nesta altura. É evidente que não convém andar na rua nas horas de maior frio, sobretudo os mais idosos”, disse o sub-comantante Robalo Simões.

Cuidado com os aquecedores

Dentro de casa, continuou o responsável, “convém ter um conjunto de equipamentos que possam diminuir o frio”. No entanto, dentro deste item, a Proteção Civil recomenda especiais cuidados tendo em conta o perigo de incêndios. Recorde-se que, recentemente, a casa de uma família em Arouca foi destruída por um incêndio. A origem do incidente terá estado no sobreaquecimento do tubo de exaustão de uma lareira. “Terá de haver o máximo cuidado para não acontecer algo desagradável! Cuidado com as lareiras, que podem tornar-se num foco de problemas. Cuidado também com os aquecedores que não devem ser colocados junto de outros equipamentos, nem de roupas, nem de papéis”, continuou. “Haver o máximo conforto mas também a máxima segurança em casa”, sintetizou o sub-comandante.

Atenção ao gelo na estrada

Com temperaturas negativas durante a noite, a formação de gelo nas estradas do Alto Minho é também um cenário praticamente inevitável. A Proteção Civil lança também por isso um alerta aos condutores. “Tanto a GNR como outras entidades estão já a trabalhar nisso de modo a prevenir acidentes. Em curvas e em zonas mais sombrias costuma formar-se bastante gelo e o piso torna-se bastante escorregadio. Os condutores devem ter máximo cuidado”, referiu Robalo Simões. Na A28, para evitar essas situações, “a concessionária já está a espalhar sal no piso. A GNR está também a monitorizar todo o processo”.
No distrito de Viana do Castelo, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas deverão começar a subir a partir de terça-feira com previsão de chuva em praticamente toda a região.
Em face destas temperaturas, os distritos de Évora, Castelo Branco, Aveiro e Portalegre vão estar sob “Aviso Laranja” entre as 21h00 desta quinta-feira e as 5h00 de sexta-feira devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O “Aviso Laranja” é o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.
O IPMA colocou também os restantes 14 distritos de Portugal continental sob “Aviso Amarelo” desde as 23h00 de terça-feira e até às 5h00 de sexta-feira devido ao tempo frio. O “Aviso Amarelo”, segundo menos grave de uma escala de quatro, refere-se a uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Últimas