PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Viana do Castelo

Alto Minho/Viana: Movimentos contra o lítio vão receber Secretário de Estado com manifestação

7 Fevereiro, 2020 - 13:18

192

0

PUB Vários movimentos contra a prospeção e exploração de lítio do Baixo e do Alto Minho estão a preparar uma manifestação marcada para o próximo dia 15 de fevereiro, sábado, […]

PUB

Vários movimentos contra a prospeção e exploração de lítio do Baixo e do Alto Minho estão a preparar uma manifestação marcada para o próximo dia 15 de fevereiro, sábado, em Viana do Castelo. Uma data em que o Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, é esperado naquela cidade para apresentar a nova lei das minas às autarquias do Alto Minho.

A reunião está marcada para as 10h00. Terá lugar na Agência Portuguesa do Ambiente – Administração de Região Hidrográfica Norte, no edifício de apoio às docas, junto à pousada da juventude e Ponte Eiffel.

“Os efeitos calamitosos dos projetos de mineração a céu aberto na Serra d’Arga e restantes áreas do Minho com que pretendem esventrar o território e pôr em causa, de forma irreversível, a qualidade de vida das populações não são negociáveis nem, tão-pouco, objecto de medidas de compensação e de minimização”, avisam os vários movimentos em nota de imprensa conjunta.

“A atividade extractiva que nos propõem está completamente em contra-mão com o modelo de desenvolvimento que tem sido adotado pelas regiões e pelas próprias autarquias, assente na salvaguarda dos valores ambientais e patrimoniais e na valorização dos recursos endógenos locais”, dizem. “Em coerência com as políticas de desenvolvimento que têm defendido para os seus territórios, as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia deverão opôr-se incondicionalmente aos desígnios extrativistas das empresas e do Ministério do Ambiente e da Acção Climática”, defendem ainda os organizadores desta manifestação.

Entre os vários movimentos co-organizadores estão o Movimento SOS Serra d’Arga; a Corema – Associação de Defesa do Património/Movimento de Defesa do Ambiente e Património do Alto Minho; o Movimento SOS Terras do Cávado; e o Movimento SOS Serra da Cabreira.

 

[Fotografia: Arquivo / Diário de Trás-os-Montes]

 

PUB

 

 

Últimas