Menu

+

2

0

Alto Minho

Alto Minho: Vem aí uma “ciclogénese explosiva” – Neve à vista

22 Fevereiro, 2023 - 00:28

7340

1

Meteorologia.

Segundo o Observador, o fenómeno que vai acontecer nos próximos dias chama-se “ciclogénese explosiva”. 

 

Explica aquele jornal que este fenómeno acontece quando há uma descida muita acentuada da pressão atmosférica de uma depressão num curto intervalo de tempo. Neste caso, vai acontecer no Alto Minho até ao próximo domingo.

 

Uma massa de ar polar abrupta está prestes a entrar no Norte do País. Para o distrito de Viana do Castelo poderá trazer neve nos pontos mais elevados sobretudo na sexta-feira e no sábado.

 

 

Queda de neve prevista para os pontos mais elevados de Melgaço e de Monção na madrugada de sábado

[Fonte: windy.com]

 

 

As temperaturas mínimas vão começar a descer gradualmente até ao próximo fim-de-semana no Alto Minho, podendo alguns concelhos registar valores negativos na quinta-feira, nomeadamente Monção (-2ºC); Melgaço (-1ºC); Valença (-1ºC) e Paredes de Coura (-1ºC).

 

Os próximos dias vão também ser marcados por períodos de chuva fraca, com máximas também a descer dos atuais 11ºC para os 8ºC.

 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os dias de sol regressam a partir da tarde de sábado em diante com o céu a apresentar-se pouco nublado ou limpo. Mas o frio vai manter-se nos dias seguintes em todo o Alto Minho.

 

O vento vai soprar fraco.

 

 

 

[Fotografias capa: windy.com | Arquivo/Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#Meteorologia

Últimas