PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: Vem aí uma chuva de estrelas e há um local privilegiado para a observar

14 Abril, 2023 - 11:15

2803

0

Líridas.

A ARDAL- Parque de Observação de Estrelas da Porta do Mezio, em parceria com a Borealis, propõe para 22 de abril um programa noturno dedicado à chuva de estrelas Lyrids, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês.

 

De olhos postos em Lira, os participantes vão procurar estrelas cadentes provenientes desta constelação e cuja origem dos meteoros é  o cometa C/1861 G1 (Thatcher).

 

São as líridas.

 

Conforme explica o portal Meteoredanualmente, em abril, o planeta Terra aparece na trajetória orbital deste cometa que esteve cá pela última vez na primavera de 1861. Um pouco mais tarde, em 1867, o professor Edmond Weiss, de Viena, percebeu que a órbita do cometa Thatcher iria coincidir com a Terra por volta do dia 20 de abril e posteriormente, ainda em 1867, o astrónomo Johann Gottfried Galle validou a ligação entre o Thatcher e as Líridas.

 

Assim, sempre que em abril a trajetória orbital do Thatcher é atravessada, fragmentos expelidos por este cometa invadem a parte superior da atmosfera da Terra a cerca de 177.000 quilómetros por hora.

 

É no momento em que a Terra passa por um conjunto compacto de destroços do cometa que um número significativo de meteoros pode ser observado. As Líridas originam, geralmente, entre 10 a 20 estrelas cadentes por hora que se deslocam a uma velocidade de 49 quilómetros por segundo.

 

Este ano, o pico da atividade máxima está previsto para a madrugada de 22 para 23 de abril.

 

“A caminho do Baloiço do Mezio termos uma viagem surpreendente de conhecimento e descoberta para desvendar os mistérios das noites estreladas e de olhos postos no céu muitas serão as surpresas dos céus escuros”.

 

“Este é um evento pensado para desfrutar entre família e amigos, para além das estrelas cadentes vamos aprender o nome das estrelas e constelações sempre rodeados pela magia da noite e da montanha. Num cenário perfeito para viajarmos pelo espaço e pelo tempo, será uma noite para ficar por muito tempo nas nossas memórias, acompanhe-nos”, explica a organização.

 

O ponto de encontro será na Porta do Mezio, às 20h30. A atividade começará às 21h00. O preço por pessoa é de 10 euros. Crianças e jovens até aos 16 anos pagam 5 euros. A data limite para inscrições é o próximo dia 20 de abril.

 

As coordenadas GPS do local são as seguintes: 41°53’07.3″N 8°18’50.4″W

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Tópicos:

#Astronomia

Últimas