PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: Vem aí um “vasto campo depressionário” – Traz chuva “intensa e persistente”

21 Dezembro, 2021 - 22:39

17480

0

Meteorologia.

Vem aí chuva “intensa e persistente” para o Alto Minho nos próximos dias. Em comunicado especial, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que “o estado do tempo para o continente nos próximos dias 22 a 26 de dezembro, será caracterizado por dias chuvosos na generalidade do território, com precipitação mais intensa e persistente a partir do dia 23 e até dia 26 de dezembro”.

 

“As quantidades de precipitação esperadas são significativas, com os maiores valores acumulados a poder ultrapassar os 50 mm em 24 horas em muitos locais, em especial nas zonas montanhosas”, refere o IPMA.

 

 

 

Precipitação mais intensa [a rosa] a afetar grande parte do Alto Minho durante o Natal
[Fonte: windy.com]

 

 

Na mesma nota, o IPMA explica que “estas condições meteorológicas são devidas à ação de um vasto campo depressionário no Atlântico Norte, estendendo-se desde a Terra Nova até à Península Ibérica”.

 

“A este campo depressionário estarão associadas superfícies frontais ativas que irão atravessar em sucessão o território do continente. Em particular, na noite de Consoada e na madrugada e manhã do dia de Natal, prevê-se uma situação de tempo mais gravoso em todo o território continental, com ocorrência de precipitação forte e persistente (valores de precipitação prováveis da ordem de 40 mm em 6 horas), vento forte de sudoeste, com rajadas da ordem de 80 km/h, em especial no litoral e terras altas, e agitação marítima forte”, acrescenta.

 

 

Alto Minho sob aviso amarelo a partir de quinta-feira

Entretanto, o IPMA já colocou o distrito de Viana do Castelo sob aviso amarelo (terceiro mais grave numa escala de quatro) a partir de quinta-feira, dia 23 de dezembro às 15h00, devido à agitação marítima. O alerta vai estar em vigor até ao dia seguinte, às 18h00.

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas