Menu

+

1

0

Ponte da Barca

Alto Minho: Vem aí um dos “mais autênticos” entrudos do País

18 Fevereiro, 2023 - 09:45

2994

0

Tradição.

O município de Ponte da Barca está a promover, até 21 de fevereiro, um conjunto de atividades que prometem animar o fim de semana de carnaval e motivar uma visita a Ponte da Barca.

 

A confeção do tradicional Cozido à Portuguesa, incluído na iniciativa “Domingos Gastronómicos”, constituirá certamente um dos motivos de visita.

 

A iguaria, que congrega os enchidos, as carnes e legumes da região, aos quais se adiciona o saber – fazer tradicional da “mão barquense” que o prepara e lhe confere o seu tão especial sabor, pode ser encontrada no domingo, dia 19 de fevereiro, em qualquer um dos oito restaurantes que aderiram à rota do bom gosto.

 

O Entrudo do Pai Velho, um dos “mais raros e autênticos entrudos do país” acontece no “Domingo Gordo” e na Terça-feira de Carnaval.

 

No magnifico cenário das terras altas, em frente dos espigueiros e da eira comunitária, e tendo como pano de fundo o Castelo Medieval, tem lugar o engalanado cortejo que transporta o Pai Velho pelos lugares da aldeia para que o povo se junte à festa e celebre os dias de Carnaval.

 

Um dos momentos altos acontece na noite de terça-feira, com o velório, a queima do Pai Velho e a leitura do seu testamento.

 

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas