PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: Vem aí “precipitação intensa e persistente”

25 Março, 2024 - 00:36

470

0

Aviso amarelo esta segunda-feira a partir das 21h00 para queda de neve.

Vai ser uma Semana Santa atípica. O alerta está a ser deixado pelo portal meteorológico Meteo Trás os Montes – Portugal.

 

“A precipitação prevista em todo o território não é um simples episódio de precipitação, será um episódio excepcional com precipitação intensa e persistente”, refere.

 

A justificar a afirmação, este portal apresenta vários mapas meteorológicos.

 

Um deles emitido pelo Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF) onde pode observar-se a acumulação de precipitação até ao próximo dia 1 de abril.

 

Vai chover muito em toda a Península Ibérica. Uma das linhas de maior acumulação abrange vários concelhos do Alto Minho, nomeadamente Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Melgaço.

 

 

 

 

 

[Fonte: ECMWF/Via Meteo Trás os Montes – Portugal]

 

 

 

Num outro mapa, emitido pela britânica metdesk, é possível observar que as zonas de maior precipitação (a cinzento) abrangem também aqueles concelhos do Alto Minho.

 

 

 

[Fonte: metdesk / Via Meteo Trás os Montes – Portugal]

 

 

Vale referir que, até ao momento, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera ainda não emitiu qualquer aviso meteorológico para chuva.

 

Esta segunda-feira, a partir das 21h00, o Alto Minho estará sob aviso amarelo para queda de neve.

 

O fenómeno está previsto “acima de 600/800 m, com acumulação acima de 800/1.000 m, que poderá ser de 5 cm acima de 800 m”.

 

 

 

 

[Fotografias capa: Ilustrativa | ECMWF/Via Meteo Trás os Montes – Portugal]

Últimas