PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Vem aí frio de ‘bater o dente’ – Termómetros vão descer abaixo de zero

23 Dezembro, 2020 - 15:35

321

0

PUB Vem aí frio de rachar para o Alto Minho. A chuva vai fazer uma pausa. O sol vai brilhar a partir desta quinta-feira, mas os termómetros vão descer. Em […]

PUB

Vem aí frio de rachar para o Alto Minho. A chuva vai fazer uma pausa. O sol vai brilhar a partir desta quinta-feira, mas os termómetros vão descer. Em alguns concelhos poderão mesmo chegar a mínimas abaixo de zero… como é o caso de Paredes de Coura onde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê mínima de -2ºC para o próximo sábado.

Mas antes, vários concelhos vão oscilar entre mínimas de 0ºC e -1ºC entre sexta-feira e sábado, como é o caso de Monção, Melgaço, Valença e Vila Nova de Cerveira. Já Caminha, mais perto do mar, terá mínimas de 3ºC.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu esta quarta-feira um alerta à população sobre a vaga mais intensa de frio que se aproxima. A ANEPC alerta sobretudo para eventual formação de gelo em troços de estradas com ensombramento permanente.

À população, é recomendado que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura; proteção das extremidades do corpo (usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol) e calçado quente e antiderrapante.

A Proteção Civil apela ainda à especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex.: braseiras e lareiras), que
podem causar intoxicação devido à acumulação de monóxido de carbono e levar à morte; que se assegure uma adequada ventilação das habitações, quando não for possível evitar o uso de braseiras ou lareiras; que se evite o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar; que se tenha em atenção a condução em locais onde se forme gelo na estrada, adotando uma condução defensiva.

[Fotografia: Ilustrativa / DR]

 

PUB

Últimas