PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Vem aí a depressão Bárbara – Chuva e vento forte a partir desta segunda-feira

18 Outubro, 2020 - 17:06

228

0

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu este domingo um alerta para agravamento das condições meteorológicas a partir da tarde desta segunda-feira. Uma intempérie que ficará a […]

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu este domingo um alerta para agravamento das condições meteorológicas a partir da tarde desta segunda-feira. Uma intempérie que ficará a dever-se à depressão Bárbara que se aproxima da Península Ibérica e cujos efeitos deverão fazer sentir-se em todo o Portugal Continental.

A ANEPC prevê “chuva forte, persistente e generalizada no território de Portugal continental, vento forte [rajadas de 120 Km/h nas terras altas] e agitação marítima forte em toda a costa”.

Face a este cenário, a ANEPC antevê a possibilidade de vários efeitos. Entre eles inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem; piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água; danos em estruturas montadas ou suspensas; possibilidade de queda de ramos ou árvores; e deslizamentos de terra causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

A ANEPC recomenda por isso aos condutores que adotem “uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a formação de lençóis de água nas vias”. Recomenda ainda não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.

A população deve ter “especial cuidado” na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores; ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas
historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais,

 

Alto Minho em aviso amarelo

 

Um cenário que levou o IPMA a colocar todos os distrito em aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte e persistente, e também devido ao vento.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

De acordo com o IPMA, citado pelo jornal O Minho,  à depressão está associado “um sistema frontal de atividade moderada a forte, que se aproximará de Portugal continental a partir da tarde de dia 19, e irá atravessar todo o território durante o dia 20, dando origem também a precipitação por vezes forte e persistente, em especial entre o início da tarde de dia 19 e o final de dia 20”.

 

Chuva durante toda a semana

 

O mau tempo vem mesmo para ficar. Após segunda-feira, a chuva e os aguaceiros prometem intensificar-se nos dias seguintes e vão ficar pelo distrito de Viana do Castelo, pelo menos, até aos últimos dias de outubro. 

As temperaturas máximas não deverão sofrer grandes alterações, seguindo nos 18ºC. No entanto, e ainda de acordo com o IPMA, é esperado um aumento das temperaturas mínimas dos 9ºC para os 12ºC podendo estes valores vir a registar nova descida lá mais para o final da próxima semana.

A semana vai começar com vento a soprar moderado em vários pontos do Alto Minho, passando depois a fraco nos dias seguintes.

 

[Fotografia: Arquivo / DR]

 

PUB

Últimas