PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Alto Minho

Alto Minho: Várias capelas assaltadas em menos de 24 horas

12 Fevereiro, 2026 - 07:26

8437

0

GNR investiga.

A GNR está a investigar, pelo menos, quatro assaltos que terão ocorrido durante a madrugada de ontem em capelas do Alto Minho.

 

Dois deles ocorreram em Gondarém, Vila Nova de Cerveira.

 

À Rádio Vale do Minho, fonte da GNR confirmou que há danos materiais registados, desconhecendo-se para já se houve algum valor monetário roubado.

 

“Na passada noite, os amigos do alheio visitaram a nossa Capela. Arrombaram os dois postigos e arrancaram as caixas de esmolas. Não conseguiram entrar dentro da Capela, e não levaram nada, apenas deixaram danos materiais”, refere a organização das maiores festas naquela freguesia no Facebook.

 

“Também na mesma noite foram assaltadas as Alminhas do Mirante e as Alminhas da Igreja. Estas situações foram reportadas às autoridades”, acrescenta.

 

 

 

[crédito fotografia: São Sebastião]

 

[crédito fotografia: São Sebastião]

 

Durante a mesma noite, situação semelhante ocorreu nas freguesias vizinhas de Lanhelas e de Moledo, no concelho de Caminha.

 

Em Lanhelas, conforme conta a Junta de Freguesia, a visita indesejada ocorreu em plena luz do dia, durante a tarde, na Capela de Nossa Senhora da Graça.

 

“Deste ato desprezível e profundamente desrespeitador de um espaço público e religioso, resultaram apenas danos materiais, nomeadamente a destruição parcial da porta do edifício, não tendo sido furtadas quaisquer esmolas ou bens. Felizmente, o interior da capela não foi vandalizado”, refere a Junta.

 

 

[crédito fotografia: JF Lanhelas]

 

 

“Temos conhecimento de que situações semelhantes ocorreram também em freguesias vizinhas, sendo de lamentar que indivíduos de mau íntimo se aproveitem das condições de mau tempo e da menor circulação de pessoas para praticar estes atos condenáveis”, lamenta.

 

“A Junta de Freguesia repudia veementemente este tipo de comportamentos, que atentam contra o património coletivo, a fé e a identidade da nossa comunidade. O caso foi já comunicado às autoridades competentes, que se encontram a desenvolver as diligências necessárias para identificar os responsáveis”, acrescenta.

 

Em Moledo, também naquele concelho, é reportado um outro assalto na Capela de Nossa Senhora de ao Pé da Cruz.

 

Na página do Facebook da Mordomia 25/26, é relatado que “arrombaram a porta lateral, e levaram o dinheiro que estaria no lampadário e na caixa de esmolas da porta principal”.

 

 

 

 

[crédito fotografia: Mordomia 25/26]

 

 

A GNR está a investigar, não havendo para já registo de quaisquer detenções.

 

 

 

[crédito fotografia capa: ilustrativa/DR]