PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: Vão cair mais de 100 litros de chuva por m2 no fim de semana

6 Janeiro, 2023 - 17:22

617

0

Alerta.

Vão cair mais de 100 litros de chuva por metro quadrado durante o fim de semana. São as previsões da meteorologia europeia que confirmam prontamente mais horas de chuva intensa no Alto Minho, prevista para sábado e domingo.

 

A passagem de sistemas frontais por Portugal continental no fim de semana vai provocar “novo episódio” de chuva “forte e persistente” na região Norte, em especial no Minho, indicou, esta sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 

“Depois de alguns dias sem precipitação, a passagem de sistemas frontais pelo continente no fim de semana (7 e 8 de janeiro) irá dar origem à ocorrência de precipitação forte e persistente no litoral a norte do Cabo Mondego, em especial na região do Minho”, adianta o IPMA, em comunicado citado pelo Jornal de Notícias.

 

 

 

 

Acumulação de precipitação prevista para o Alto Minho no próximo fim de semana

[Fonte: windy.com]

 

 

 

Segundo o IPMA, a chuva forte irá ocorrer entre a madrugada e o princípio da tarde de sábado e entre a madrugada e tarde de domingo, “podendo os valores acumulados variar entre 100 e 180 mm [milímetros] nas regiões montanhosas e entre 80 e 100 mm nas regiões não montanhosas”.

 

Na nota é ainda referido que os episódios de precipitação serão acompanhados de vento forte, com rajadas que poderão atingir 85 quilómetros por hora (km/h) no litoral da região Norte e nas terras altas.

 

 

Proteção Civil alerta para “risco de cheias”

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) já emitiu esta sexta-feira um alerta para o agravamento do estado do tempo nas próximas horas.

 

“Face ao previsível cenário meteorológico, é expectável que possam ocorrer inundações e cheias na Bacia Hidrográfica do Rio Minho, nomeadamente, em áreas de maior risco como Monção, Valença e Caminha”, refere a ANEPC em comunicado.

 

Os vários portais meteorológicos apontam para chuva forte durante a madrugada e princípio da manhã deste sábado. 

 

Ao longo deste dia, a precipitação vai continuar intercalando entre chuva fraca e moderada.

 

 para domingo, as previsões apontam para chuva forte durante a manhã passando depois a moderada durante a tarde.

 

As temperaturas máximas, no distrito de Viana do Castelo, vão subir dos 14ºC aos 16ºC. As mínimas vão também subir dos 6ºC aos 12ºC.

 

vento vai soprar moderado durante os dias de sábado e domingo.

 

 

[Fotografia capa: Carlos Cacais]

Últimas