PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: Vai ser criado esta sexta-feira o 112 transfronteiriço

4 Novembro, 2022 - 11:03

1406

0

Cimeira Ibérica.

Vai ser criado esta sexta-feira o 112 Transfronteiriço, entre a Galiza e o Norte de Portugal. O protocolo, segundo a Renascença, vai ser assinado durante a Cimeira Ibérica que se realiza esta sexta-feira em Viana do Castelo.

 

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, citada por aquela emissora, garantiu já que este protocolo é “um projeto-piloto para assistência médica de urgência entre a Galiza e a região Norte de Portugal, que entrará logo em funcionamento após a assinatura”, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal (INEM) e pela entidade de saúde da Galiza.

 

Segundo a ministra, o 112 Transfronteiriço vai garantir “assistência médica rápida e adequada em situações de urgência e de emergência, pelos meios que estão mais próximos, independentemente de serem portugueses e espanhóis”.

 

Além disso, acrescentou, “inclui assistência extra hospitalar, ou seja, depois de receber tratamento de urgência”, a mesma pessoa “poderá escolher onde deseja continuar a fazer o tratamento”, na sua zona de residência ou no local para onde foi transferido nessa primeira resposta, mesmo que seja do outro lado da fronteira.

 

O objetivo é replicar este protocolo e o projeto em todas as outras regiões de Portugal e de Espanha, país onde as competências de saúde são das regiões autónomas.

 

Os governos de Portugal e Espanha reúnem-se hoje, em Viana do Castelo, na 33.ª cimeira ibérica, que tem como tema a inovação e vai juntar, além dos dois líderes de Governo, António Costa e Pedro Sánchez, 18 ministros dos dois executivos.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Radio Pax]

Últimas