PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: Vai à praia? Pense bem antes de ir ao mar (e leia o AVISO da Autoridade Marítima)

12 Abril, 2024 - 22:17

594

0

“Nesta época do ano, é um mar de inverno e apresenta um risco elevado”.

O fim-de-semana no Alto Minho promete ser de sol e calor. No entanto, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) emitiu esta sexta-feira um alerta para os perigos que o mar ainda esconde.

 

“É importante ter em conta que o mar, nesta época do ano, é um mar de inverno e apresenta um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima, apresentando também a sua morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que normalmente se verifica neste período do ano, criando nas praias zonas de fundões, declives acentuados e maior ocorrência de agueiros, que são a maior causa de morte por afogamento nas praias portuguesas”, avisa a AMN.

 

“A esmagadora maioria das praias portuguesas não se encontra vigiada nesta altura do ano, isto é, não apresentam dispositivo de segurança balnear. Como tal, a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada, pelo que a população deverá ter um comportamento adequado e responsável, não se colocando em situações de risco”, acrescenta.

 

Assim, a AMN reitera os comportamentos de segurança que deve adotar:

  • Vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto;
  • Evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada;
  • Não virar as costas ao mar e oferecer sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda;
  • Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entre e peça ajuda através do 112.

 

 

 

[Fotografia: Arquivo/Cortesia Rádio Afifense]

Últimas