PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Alto Minho

Alto Minho: Tem planos para este sábado? Vem aí a maior chuva de estrelas do ano

11 Agosto, 2023 - 20:40

1049

0

Perseidas.

Não tem planos para este sábado à noite? Então procure um lugar alto. Pouco ou nada iluminado. 

 

Os especialistas dão-lhe o nome de Perseidas, mas no fundo falamos de uma chuva de meteoros que ocorre todos os anos e é capaz de iluminar os céus, deixando os comuns mortais rendidos à sua beleza.

 

O fenómeno meteorológico ocorre sempre na altura do verão e, este ano, atingirá o seu pico este fim de semana, nas madrugadas de 12 e 13 de agosto.

 

De acordo com a NASA, as Perseidas têm origem no cometa 109P/Swift-Tuttle que demora perto de 133 anos a completar uma volta ao sol. Inicialmente descoberto em 1862 pelos astónomos norte-americanos Lewis Swift e Horace Tuttle, este cometa é particularmente grande tendo cerca de 26 quilómetros de diâmetro.

Os especialistas dizem que deverão cruzar o céu uma média de 100 estrelas cadentes por hora mas, para conseguir observar este espetáculo, o melhor mesmo é ir para um local com pouca poluição luminosa.

 

Depois é uma questão de sorte. Mesmo que o tempo colabore, a visibilidade do fenómeno pode não ser total.

Quanto à origem do nome, vem da Mitologia Grega e está relacionada com o herói Perseu. Reza a lenda que este semideus, filho de Zeus, ter-se-á transformado em chuva de ouro para conseguir engravidar Danai, a própria mãe.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas