PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Vila Nova de Cerveira

Alto Minho: Tem apenas três centímetros… e um “valor histórico incalculável”

22 Março, 2023 - 00:20

5997

0

Arqueologia.

Trata-se de uma Conta Suevo-Visigótica. Com cerca de 3 centímetros de comprimento por 1.5 centímetros de largura, a conta tem uma forma bitroncocónica e pesa 8.5 gramas, de 95% de ouro, sendo os restantes 5% de prata e ferro, numa distribuição muito irregular.

 

Datará do século VI. Foi encontrada no Forte de Lovelhe, em Vila Nova de Cerveira, no decorrer de uma escavação arqueológica, em 1985, sobre uma faixa de térreo situada entre a estrada que faz ligação à marina e o muro da Quinta do Forte.

 

É tida pelos especialistas como um “tesouro nacional de valor histórico incalculável”. 

 

Vai poder ser vista ao vivo, no concelho onde foi encontrada, no próximo dia 28 de março, no final de uma conferência intitulada A Origem do Burgo, com início às 10h30. De acordo com o Município local, será uma das “raras aparições públicas” deste achado.

 

A conferência está integrada no ciclo Quintas Patrimoniais. 

 

Conta com a presença de Carlos Brochado de Almeida, pelo seu vasto conhecimento sobre o património cerveirense, concretizado em várias publicações, mas também pela sua experiência e forte ligação a Vila Nova de Cerveira, que remonta à década de 80, quando liderou os trabalhos arqueológicos efetuados na estação do Forte de Lovelhe.

 

A conferência vai ter lugar no Auditório da Biblioteca Municipal, assinalando também o Dia Nacional dos Centros Históricos.

A entrada é livre, limitada à lotação do espaço.

 

 

[Fotografia: Paula Ramalho wixsite]

Tópicos:

#Arqueologia

Últimas