PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
País

Alto Minho: Sol vai ganhar uma ‘pintinha’ em novembro – Sabe quem vem aí?

31 Dezembro, 2018 - 11:48

250

0

O planeta Mercúrio vai passar entre o Sol e a Terra no próximo dia 11 de novembro. Neste fenómeno, o primeiro planeta a contar do sol poderá ser visto em […]

O planeta Mercúrio vai passar entre o Sol e a Terra no próximo dia 11 de novembro. Neste fenómeno, o primeiro planeta a contar do sol poderá ser visto em todo o Alto Minho, como em todo o país, como um pequeno ponto escuro a mover-se no disco solar.

Os trânsitos de Mercúrio são mais frequentes do que os trânsitos do planeta Vénus. Ocorrem entre 13 a 14 vezes a cada 100 anos, sempre nos meses de maio ou novembro. Uma das razões para esta maior frequência é o facto de que a órbita de Mercúrio é mais curta.

No distrito de Viana do Castelo, e caso as condições climatéricas sejam favoráveis, o fenómeno será visível a partir das 12h30. Deverá prolongar-se até às 17h15.

O primeiro trânsito de Mercúrio foi observado a 7 de novembro de 1631. No entanto, foi previsto pelo atrónomo Kepler em 1627, que faleceu um ano antes de ver a sua previsão confirmada. Os últimos trânsitos de Mercúrio ocorreram em 2003, 2006 e 2016. O próximo ocorrerá a 13 de novembro de 2032.

 

Veja o trânsito de Mercúrio do próximo dia 11 de novembro em imagens virtuais AQUI

 

 

Eclipse total da Lua a 21 de janeiro

 

O Alto Minho, à semelhança do resto do país, vai ser um dos locais privilegiados para assistir ao eclipse total da Lua previsto para o próximo dia 21 de janeiro. Mas será preciso estar acordado durante a madrugada. O fenómeno deverá iniciar pelas 3h30 e terminará pelas 6h45. O ponto alto do eclipse deverá ocorrer pelas 4h41, onde a lua vai apresentar-se cheia e em tons avermelhados.

Resta esperar que as condições atmosféricas ajudem à visibilidade do fenómeno, até porque o próximo por cá só mesmo daqui a 100 anos. O mais recente, recorde-se, ocorreu no passado dia 27 de julho e foi o mais longo do século, com duração de 1 hora e 45 minutos.

Veja as imagens virtuais do fenómeno do próximo dia 21 de janeiro AQUI

 

[Fotografia: NASA / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas