PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: Socialistas de luto com morte de Mário Soares – Recordam um «lutador e grande líder»

7 Janeiro, 2017 - 19:07

127

0

«Antigo presidente da República faleceu este sábado, aos 92 anos.

Foi com grande dor e tristeza que os socialistas do Alto Minho receberam a notícia da morte de Mário Soares. Hospitalizado desde 13 de dezembro, o antigo Presidente da República e fundador do PS faleceu este sábado, informou o Hospital da Cruz Vermelha. “Será sempre um ícone do Partido Socialista. Foi o fundador de um partido do povo. Tornou-se numa figura incontornável na sociedade portuguesa pelo que fez e pela mensagem que deixa a todos os portugueses”, disse à Vale do Minho, Manuel Miranda, um dos históricos militantes socialistas no distrito de Viana do Castelo. Também deputado na Assembleia Municipal de Paredes de Coura, Manuel Miranda orgulha-se pelo facto de Mário Soares ser hoje “uma figura mundial. E no Alto Minho essa universalidade faz-se também sentir. Foi sempre um defensor do regionalismo. Devemos cultivar sempre esta imagem de um lutador pela liberdade e pelo bem estar dos povos”.

Sandra Pontedeira: “Ao honrar o socialismo em cada um de nós, Mário Soares viverá eternamente”

Sandra Pontedeira, deputada pelo PS na Assembleia da República eleita por Viana do Castelo, fala de “um dia triste não só para todos os socialistas mas também para Portugal”. Aos microfones da Rádio Vale do Minho, a militante cerveirense recordou sobretudo os tempos de criança em que viu Mário Soares nos combates políticos mais intensos. “Cresci com a figura de Mário Soares enquanto pessoa e enquanto socialista. Um grande homem da nossa democracia que nos deixou hoje”, lamentou. No futuro, realçou Sandra Pontedeira, “deveremos saber honrar a memória de Mário Soares. Sermos socialistas e sermos democratas. Ao honrar o socialismo em cada um de nós, Mário Soares viverá eternamente na nossa memória e no nosso país.
Nas redes sociais, José Manuel Carpinteira, também deputado pelo PS na Assembleia da República eleito por Viana do Castelo, lamentou a morte do “maior político português”. “Curvo-me respeitosamente perante a sua memória e reconheço que este é um dia muito triste para mim e para todos os socialistas. Portugal está verdadeiramente de luto!”, escreveu o antigo presidente da Federação Socialista de Viana do Castelo. “Se alguém merece o panteão, essa pessoa é Mário Soares!”, considera Carpinteira.

Vítor Paulo Pereira: “Foi um dos maiores líderes políticos que ficará imortalizado na História de Portugal”

Em pleno coração do Alto Minho, também o presidente da Câmara de Paredes de Coura manifestou grande pesar com a partida de Mário Soares. “Foi um dos maiores líderes políticos que ficará imortalizado na História de Portugal, sobretudo pela luta que desenvolveu ao longo de vários anos contra a ditadura”, disse Vítor Paulo Pereira. Entre as muitas memórias que ficam, o autarca courense não resistiu a recordar o duelo “titânico” entre Soares e Freitas do Amaral nas presidenciais de 1986 e os bons exemplos que ficaram desse combate. “Mais tarde, os dois aproximaram-se. Mesmo numa área política oposta à de Mário Soares, Freitas do Amaral nunca deixou de considerá-lo um amigo e uma das maiores figuras da nossa História”, concluiu Vítor Paulo Pereira.
Em Valença, a coordenadora da concelhia socialista, Anabela Rodrigues, lamenta “uma grande perda… mas já era de esperar devido ao estado clínico e a idade. Odiado por uns e amado por outros, pelo seu percurso”. “Inquestionável o contributo para a liberdade e para a democracia”, considerou a vereadora na Câmara Municipal.
Nascido em Lisboa, a 7 de dezembro de 1924, Mário Soares foi co-fundador do Partido Socialista no dia 19 de abril de 1975. Foi Ministro de alguns dos governos provisórios. Em seguida foi Primeiro-Ministro dos I, II e IX governos constitucionais, acompanhando o processo de construção de políticas sociais pré-adesão às Comunidades Europeias. Foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1986 e 1996. Faleceu este sábado, aos 92 anos de idade.

Últimas