Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho sob aviso amarelo – Vem aí chuva forte e vento com rajadas de 110 Km/h

6 Fevereiro, 2024 - 00:04

1968

0

Carnaval de chuva.

O Alto Minho vai estar sob aviso amarelo na próxima quinta-feira, aproxima-se aquela que será a tempestade Karlotta.

 

A depressão ainda não foi oficialmente nomeada nem pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nem pela Agência Estatal de Meteorologia espanhola (AEMET).

 

 

[Fonte: Via Meteo Trás os Montes – Portugal]

 

 

O alerta, terceiro mais grave numa escala de quatro, vai estar em vigor entre as 9h00 e as 18h00.

 

Segundo o IPMA, é esperada neste dia “precipitação por vezes forte” e “vento de sul/sudoeste com rajadas até 85 km/h no litoral e até 110 km/h nas terras altas”.

 

O período de precipitação mais intensa, segundo as previsões do windy.com [na imagem principal], deverá ocorrer na quinta-feira a partir das 17h00. 

 

“Nos dias 6 e 7 notar-se-á um aumento da nebulosidade, com ocorrência de precipitação, embora ainda fraca e em especial nas regiões Norte e Centro. Já no dia 8, quinta-feira, com a aproximação de uma depressão ao noroeste da Península Ibérica e passagem da superfície frontal fria associada, esperam-se períodos de chuva, por vezes forte, inicialmente no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente ao restante território”, descreve o portal meteorológico Meteo Trás os Montes – Portugal.

 

“O vento aumentará de intensidade, soprando de sul/sudoeste com rajadas, que nos dias 8 e 9 irão atingir 60 a 70 km/h na generalidade do território, podendo registar-se rajadas na ordem dos 80 a 90 km/h no litoral Norte e Centro e até 110 km/h nas terras altas”, refere.

 

As temperaturas máximas vão descer dos 18ºC aos 15ºC.

 

As mínimas sobem dos 8ºC aos 12ºC.

 

 

[Fotografia: windy.com]

Últimas