PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho sob aviso amarelo – Madrugada de dia 1 “potencialmente perigosa”

28 Dezembro, 2022 - 10:02

589

0

Alto Minho pode chegar a uma acumulação de 200 litros por metro quadrado nos próximos cinco dias.

O cenário começa a captar a atenção dos meteorologistas. O Alto Minho vai entrar em 2023 debaixo de uma carga de água que pode atingir valores recorde.

 

As previsões vão sendo atualizadas e a acumulação de precipitação durante a primeira madrugada do ano pode aproximar-se dos 50 litros por metro quadrado na capital de distrito, Viana do Castelo.

 

A meteorologia europeia está a colocar uma acumulação de mais de 200 litros por metro quadrado no Alto Minho nos próximos cinco dias.

 

O mais impressionante é que “concentra mais de 150 litros no dia 1 entre as baladas de Ano Novo e as 18 horas” de domingo, dia 1 de janeiro.

 

O portal meteorológico Meteo Trás os Montes-Portugal admite que pode estar a formar-se uma situação “potencialmente perigosa” no distrito de Viana do Castelo.

 

O Alto Minho estará sob aviso amarelo (terceiro mais grave numa escala de quatro) colocado pelo IPMA a partir das 21h00, devido à “precipitação por vezes forte e persistente”.

 

O cenário de chuva vai prolongar-se nos primeiros três dias seguintes. Previsões de sol, só mesmo a partir do dia 4 de janeiro em diante.

 

As temperaturas máximas vão subir até aos 18ºC. As mínimas vão também registar uma subida a partir desta quarta-feira, dos 8ºC para os 15ºC.

 

O vento vai soprar moderado.

 

 

[Fotografia: windy.com]

Últimas