PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Alto Minho

Alto Minho: Sabe qual é a origem do ‘Coração de Viana’? Veja AQUI

17 Maio, 2022 - 22:16

598

0

Peça icónica da ourivesaria nacional.

É um dos símbolos mais icónicos do Alto Minho em todo o mundo. O Coração de Viana é hoje tão ou até mais conhecido que outros símbolos da região tais como os lenços dos namorados ou até o caldo verde.

 

Mas qual a origem deste coração?

Segundo explicou esta segunda-feira a Vortex Magazine, ganhou o estatuto de ser “de Viana”. No entanto, não é um exclusivo desta cidade, nem sequer deste distrito. O uso do coração é, numa visão mais ampla, uma tradição minhota, seja do Baixo ou do Alto Minho

 

O seu fabrico encontra-se hoje ligado a algumas poucas oficinas artesanais, quase todas em Póvoa de Lanhoso ou Gondomar.

 

Mais Fé do que amor

Há quem associe este coração ao símbolo do amor. No entanto, conta aquela publicação digital que é originalmente “um símbolo de culto e dedicação ao Sagrado Coração de Jesus. Ao que parece, terá sido a rainha D. Maria I a primeira a mandar executar um coração em ouro, grata pela bênção de lhe ter concedido um filho varão”.

 

Conforme refere a Vortex Magazine, a combinação entre forma (o coração) e a matéria (o ouro) ajudou a transformar a imagem do Coração de Viana num ex-libris da ourivesaria nacional.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas