PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho/PSD alerta: PNI 2030 “não vai contemplar reivindicações da região”

18 Junho, 2019 - 13:38

323

0

PUB O Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030 desenhado pelo Governo “não vai contemplar as reivindicações do Alto Minho”. O alerta vem do PSD após ter recebido a resposta à […]

PUB

O Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030 desenhado pelo Governo “não vai contemplar as reivindicações do Alto Minho”. O alerta vem do PSD após ter recebido a resposta à questão feita sobre a inclusão do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora no PNI 2030. Em nota de imprensa, os deputados sociais-democratas do Alto Minho na Assembleia da República dizem ter recebido como resposta do Ministério das Infraestruturas que “este investimento não se enquadra no mapeamento de investimentos a realizar no âmbito do PNI 2030 por não ser de valor superior a 75 milhões de euros”.

resposta fez soar o alarme no PSD Alto Minho. Os sociais-democratas fizeram contas e concluiram que “quase a totalidade das propostas de investimentos solicitadas pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), no âmbito do mapeamento de prioridades da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial enviadas ao Governo não farão parte do PNI 2030 por se encontrarem todas abaixo da fasquia dos 75 milhões de euros que o Governo colocou como base para aceitar a inclusão de propostas”.

Na mesma nota de imprensa, a deputada Liliana Silva relembra ainda a este respeito que no momento da audição pública, o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, teceu críticas aos governantes que reuniam com ele para lhe pedirem “estradas”, alegando na altura que era preciso mudar de paradigmas.

“O sr. Ministro não parece conhecer o país, porque se conhecesse veria que a prioridade de estradas condignas de acesso a vários concelhos no Alto Minho, dando a merecida qualidade de vida à população é prioritário para os presidentes de câmara”, diz a parlamentar. “Pode não o ser para um Ministro que só precise de autoestradas entre o Porto e Lisboa, mas a população do Alto Minho tem, certamente, outra opinião acerca destas prioridades”, considera Liliana Silva.

Assim, conclui o PSD Alto Minho, o documento produzido pela CIM Alto Minho no âmbito do mapeamento das prioridades “não se encaixa, na sua grande maioria de prioridades elencadas”, no novo paradigma de investimentos que o governo está a desenhar, “uma vez que a melhoria de ligações rodoviárias e investimentos abaixo dos 75 milhões de euros não serão considerados”.

 

Veja aqui o documento da CIM Alto Minho com as principais prioridades para o PNI 2030

 

[Fotografia: Direitos Reservados]

 

PUB

 

Últimas