PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Próximos dias prometem meteoros nos céus

10 Agosto, 2020 - 10:44

300

0

PUB É um fenómeno astronómico que acontece todos os anos. Começa a ser visível a partir de meados de julho, mas a maior atividade ocorre entre 8 e 14 de […]

PUB

É um fenómeno astronómico que acontece todos os anos. Começa a ser visível a partir de meados de julho, mas a maior atividade ocorre entre 8 e 14 de agosto. São as chamadas Perseidas. Uma chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle .

A ocorrência deve-se ao momento em que a Terra atravessa um rasto de meteoros denominado de nuvem Perseida. A nuvem consiste em partículas ejetadas pelo cometa durante a sua passagem perto do Sol. A maior parte do material presente na nuvem atualmente, tem aproximadamente mil anos. No entanto, existe um filamento relativamente recente de poeiras neste rastro proveniente da passagem do cometa em 1862.

Esta famosa chuva de estrelas tem sido observada ao longo dos últimos dois mil anos. A primeira descrição conhecida deste fenómeno foi registada no Extremo Oriente, no ano 36.

As Perseidas são também conhecidas por Lágrimas de São Lourenço. Foi a 10 de agosto que este Bispo de Roma foi condenado à morte, no ano de 258.

 

 

Fenómeno deverá ser pouco visível no Alto Minho

 

 

Desta vez a sorte poderá não estar ao lado dos mais aficionados da astronomia. A semana promete muitas nuvens no Alto Minho, e até alguma chuva.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o céu vai apresentar-se nublado nos próximos dias, havendo mesmo possibilidade de chuva na terça e quarta-feira em alguns concelhos como Monção, Melgaço, Valença e Paredes de Coura.

A partir de quarta-feira, as temperaturas máximas deverão mesmo ficar abaixo dos 30ºC, com 28ºC previstos para o Vale do Minho. As mínimas vão oscilar entre os 11ºC e os 13ºC.

O vento vai soprar fraco.

 

[Fotografia:  DR]

 

PUB

 

Últimas