A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) enviou esta segunda-feira, ao princípio da tarde, uma mensagem SMS à população onde alerta para “risco de cheias e inundações”.
A ANEPC aconselha a população a proteger-se.
Recorde-se que o Alto Minho já está sob alerta laranja. O aviso só deveria entrar em vigor às 21h00. No entanto, o rápido agravamento das condições meteorológicas levou o IPMA a elevar o nível de alerta no distrito de Viana do Castelo de amarelo para laranja já ao início da tarde desta segunda-feira.
Vai estar em vigor até às 6h00 de terça-feira.
Recorde-se que a Proteção Civil emitiu um alerta para variações significativas dos níveis hidrométricos em várias bacias hidrográficas. Entre elas a do rio Minho.
A ANEPC alerta para um “aumento significativo das afluências”, cujo maior impacto está previsto para a próxima terça-feira, “em especial em Caminha, Monção e Valença”, lê-se no comunicado.
Na mesma nota, a ANEPC avisa a população para “um agravamento das condições meteorológicas” com o período mais crítico entre as 21h00 e as 6h00 do dia 20 de dezembro, em especial nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto”.
Comentários: 0
1
0