PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: Proteção Civil emite alerta. Chuva, vento forte e trovoada esta sexta e sábado

6 Junho, 2024 - 17:17

1

0

Mau tempo vai prolongar-se até ao final da tarde de sábado.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu esta quinta-feira um alerta à população sobre o “agravamento das condições meteorológicas associadas a instabilidade atmosférica” nas próximas horas.

 

Para esta sexta-feira, refere a ANEPC, está prevista a “ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, e de granizo acompanhados de trovoadas nas regiões Norte e Centro (não sendo de excluir a possibilidade de ocorrerem trovoadas secas)”.

 

O vento vai “predominar do quadrante sul, podendo ocorrer rajadas convectivas fortes” com subida da temperatura máxima, que poderá chegar aos 35ºC em vários concelhos do Alto Minho.

 

Na mesma nota, a ANEPC alerta para o perigo de “ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento”.

 

Poderão também “ocorrer cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”.

 

Aquela autoridade recomenda cuidados redobrados na estrada, dada a previsão de “piso rodoviário escorregadio devido à possível formação de lençóis de água”.

 

Especial atenção à “possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia”.

 

 

 

Alto Minho sob aviso laranja

O Alto Minho vai estar sob aviso laranja a partir desta sexta-feira ao final da tarde até ao início da manhã de sábado devido às previsões de trovoada.

 

Em comunicado o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) escreve que está prevista trovoada “frequente e concentrada”.

 

O alerta laranja vai estar em vigor a partir das 18h00 de sexta-feira até às 6h00 de sábado.

 

Aviso amarelo para percipitação, com previsão de “aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas convectivas”. Em vigor a partir das 18h00 de sexta-feira até às 21h00 de sábado.

 

A temperatura máxima pode alcançar os 35ºC. A mínima vai tambem subir dos 14ºC aos 19ºC.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas