PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Alto Minho

Alto Minho: Proteção Civil alerta para risco de inundações nas “povoações ribeirinhas”

18 Outubro, 2023 - 14:40

615

0

Depressão Aline.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) confirma que é no Minho que mais vai chover nas próximas horas.

 

Em nota enviada à imprensa, a ANEPC alerta para a previsão de “nas próximas 36 horas, precipitação forte e persistente, vento e agitação marítima forte”.

 

“Precipitação forte e persistente a partir da tarde de hoje, 18 de outubro, com possibilidade de exceder 40 mm numa hora e 60 mm em 6 horas, podendo acumular 60 a 90 mm em 24 horas no Minho e Douro-Litoral e na região Centro e 40 a 60 mm em 24 horas em grande parte do restante território”, refere a ANEPC.

 

Na Bacia Hidrográfica do Minho, segundo a ANEPC, “não são expetáveis situações críticas”.

 

No entanto, quanto à Bacia hidrográfica do Lima, diz aquela autoridade que “na sub-bacia do rio Vez poderá haver aumento das afluências que poderão provocar inundações nas povoações ribeirinhas em Arcos de Valdevez”. 

 

 

 

Alto Minho sob aviso laranja

A depressão Aline vai atingir em força o Alto Minho ao final da noite desta quarta-feira e madrugada de quinta-feira.

 

De acordo com as previsões dos principais portais meteorológicos, a tempestade traz chuva forte, vento e possibilidade de trovoada.

 

Nesta altura, o distrito de Viana do Castelo encontra-se já sob aviso laranja, colocado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). É o segundo mais grave numa escala de quatro.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Blog Arcos no Coração]

Últimas