Menu

+

1

0

Alto Minho

Alto Minho: Proteção Civil alerta para risco de inundações – Atenção a estes dois rios

8 Fevereiro, 2024 - 00:03

738

0

Alto Minho sob aviso amarelo. Previsão de chuva forte para esta quinta-feira.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu esta quarta-feira um aviso à população para o risco de cheias e inundações face à previsão de chuva nas próximas 48 horas.

 

O aviso decorre das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de chuva, por vezes forte, em especial no Minho e Douro litoral, vento com rajadas até 85 km/h, agitação marítima e a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

 

Nesse período, poderão ocorrer inundações em zonas urbanas, cheias, deslizamentos de terra e derrocadas, acidentes na orla costeira devido à agitação marítima e lençóis de água ou acumulação de gelo nas estradas.

 

 

Atenção aos rios Vez e Lima

Refereainda a ANEPC que “de acordo com a informação hidrológica disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), poderá ocorrer aumento significativo de caudais na generalidade das bacias hidrográficas, mas sem situações críticas, com exceção dos caudais no rio Vez e no rio Lima, onde pode ocorrer transbordo do rio junto às zonas ribeirinhas”.

 

Face às previsões, a Proteção Civil recomenda a adoção de comportamentos adequados e das principais medidas preventivas, “em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis”.

 

Em concreto, é recomendada a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, a adequada fixação de estruturas soltas, bem como “especial cuidado” na circulação junto a áreas arborizadas, junto da orla costeira e a adoção de uma condução defensiva.

 

Por outro lado, é desaconselhada a prática de atividades náuticas e passeios à beira-mar.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas