PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: Proteção Civil alerta para perigo de incêndios rurais – Saiba o que NÃO PODE fazer

28 Julho, 2022 - 14:00

481

0

Prevenção.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um alerta para perigo de incêndio rural nos próximos dias.

 

“De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se um agravamento das condições meteorológicas para o risco de incêndio rural, motivado pela continuação de tempo quente e seco”, lê-se.

 

Assim, a ANEPC lembra que:

  • Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO ou SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA. Informe-se na sua
    câmara municipal ou através do 808 200 520.
  • Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos
    locais devidamente autorizados para o efeito.
  • Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
  • Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara
    municipal.
  • Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar motorroçadoras,
    corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.

 

 

O calor mais intenso vai regressar ao Alto Minho, pelo menos durante o próximo fim de semana. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estão previstas para domingo, nos seis concelhos do Vale do Minho, temperaturas máximas muito próximas dos 40ºC.

 

No sábado, o distrito de Viana do Castelo vai entrar em aviso amarelo logo a partir das 9h00 devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima”. Monção estará entre os concelhos mais quentes nesse dia, devendo chegar aos 37ºC.

 

No domingo, as máximas vão subir mais. Monção continuará a ser o concelho mais quente da região com previsão de 39ºC de máxima. Seguem-se Melgaço e Valença, que deverão alcançar os 38ºC. Vila Nova de Cerveira poderá atingir os 37ºC. Mais perto do mar, também bastante calor, com Caminha nos 36ºC… e Paredes de Coura com 35ºC de máxima.

 

As temperaturas mínimas também vão subir entre sábado e domingo. Noites tropicais com os termómetros novamente a oscilar entre os 19ºC e os 20ºC.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas