PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: Proteção Civil alerta para perigo de incêndio rural – Veja as PROIBIÇÕES em vigor

2 Maio, 2023 - 09:02

828

0

Alerta.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu esta quinta-feira um alerta para perigo de incêndio rural para os próximos dias.

 

Em comunicado enviado à Rádio Vale do Minho, a ANEPC avisa para “tempo quente e seco” nas próximas 48 horas.

 

Assim, é previsível o “agravamento do risco de incêndio para nível máximo na região do Algarve e, em especial, no interior Norte e Centro, nos dias 2 e 3 de maio”.

 

A ANEPC recorda que, “de acordo com as disposições legais em vigor”:

 

  • É PROIBIDO fazer Queimada Extensiva SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520;
  • Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO ou SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520;
  • Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.
  • Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
  • Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.

 

 

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Tópicos:

#Alerta

Últimas