PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Alto Minho

Alto Minho: Proteção Civil alerta para chuva intensa esta segunda e terça-feira

15 Outubro, 2023 - 14:56

866

0

Aviso amarelo a partir da meia-noite.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu este domingo um alerta para “precipitação por vezes forte e persistente, em especial nas regiões Norte e Centro a partir do final do dia de amanhã, 16 de outubro, e durante o dia de terça-feira, 17 de outubro, com acumulados que poderão atingir 25-30 mm/3h”.

 

O vento vai também intensificar-se durante a tarde desta segunda-feira “no litoral Oeste e nas terras altas, com rajadas até 65 Km/h e 90 Km/h respetivamente, tornando-se mais intenso na terça-feira, 17 de outubro, com rajadas até 80 Km/h no litoral e até 100 Km/h nas terras altas. Condições favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento”.

 

 

Assim, a ANEPC alerta para riscos de:

  • Ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento;
  • Ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras;
  • Instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo.

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já prolongou o aviso amarelo para precipitação até à próxima quarta-feira.

 

O alerta, terceiro mais grave numa escala de quatro, entra em vigor às 0h00 desta segunda-feira.

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas