PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Alto Minho

Alto Minho: Proteção Civil alerta para chuva forte, trovoadas e neve nas próximas horas

10 Dezembro, 2022 - 18:02

571

0

Meteorologia.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu este sábado um alerta para o agravamento das condições meteorológicas no distrito de Viana do Castelo nas próximas horas.

 

Em comunicado, a ANEPC aponta para “chuva persistente, por vezes forte, a partir do início da noite [deste sábado]”.

 

O vento poderá ser “forte do quadrante oeste mais intenso na faixa costeira ocidental a sul do cabo Carvoeiro e nas terras altas (<40 Km/h), com rajadas da ordem dos 90 Km/h, a fazer-se sentir em especial entre as 01h00 e as 4h00 deste domingo e novamente a partir da manhã de segunda-feira nas regiões Norte e Centro”.

 

No distrito de Viana do Castelo, as previsões apontam para “queda de neve acima dos 1000/1200m até ao início da manhã de domingo, podendo acumular até 5-10 cm nos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viana do Castelo, Viseu, Guarda e Castelo Branco”.

 

Alerta ainda a Proteção Civil para a ocorrência de “variações significativas dos níveis hidrométricos nas zonas historicamente mais vulneráveis”. Entre estas, no Alto Minho, a Bacia do Lima, com “aumento significativo das afluências com impacto na segunda-feira”.

 

Ora, será precisamente na segunda-feira que os efeitos da tempestade Efrain deverão sentir-se com mais intensidade no Alto Minho. O portal meteorológico windy.com aponta para chuva intensa e trovoadas durante a a manhã.

 

 

Manhã de segunda-feira deverá ser marcada por chuva intensa e trovoadas

[Fotografia: windy.com]

 

 

 

O Alto Minho já se encontra sob aviso amarelo, terceiro mais grave numa escala de quatro devido às previsões de “precipitação, por vezes forte e persistente”.

 

O IPMA alerta também para a agitação marítima com “ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros”.

 

Durante o fim de semana, no Alto Minho, as máximas vão oscilar entre os 12ºC a 13ºC. Na segunda-feira, deverão subir até aos 17ºC. Já os valores mínimos, vão rondar os 5ºC a 7ºC com subida aos 10ºC na segunda-feira.

 

O vento vai soprar fraco, passando a moderado na segunda-feira.

 

 

[Fotografia: windy.com]

Últimas