Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo – Possibilidade de “ocorrência de cheias”

7 Junho, 2023 - 16:02

765

0

Depressão Óscar.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu esta quarta-feira um alerta à população para o agravamento do estado do tempo nas próximas horas.

 

Segundo a ANEPC, é esperada, até sexta-feira, “precipitação por vezes forte com condições para queda de granizo e trovoada a partir da tarde desta quarta-feira na região Norte, generalizando a todo território amanhã, quinta-feira, durante a manhã em alguns locais da região Sul e, com maior intensidade, nas regiões Norte e Centro em especial a partir da tarde”.

 

Face a este quadro meteorológico, a ANEPC alerta para o perigo da “ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento; ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”.

 

O Alto Minho vai estar sob aviso amarelo esta quinta-feira a partir das 12h00. O aviso, colocado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é o terceiro mais grave numa escala de quatro.

 

Em comunicado, o IPMA alerta para a possibilidade de “aguaceiros por vezes fortes, ocasionalmente de granizo”. Chama também a atenção para “condições favoráveis à ocorrência de trovoada”.

 

O alerta vai estar em vigor até às 21h00.

 

No distrito de Viana do Castelo, as temperaturas máximas vão manter-se nos 25ºC. As mínimas seguem na ordem dos 16ºC a 17ºC.

 

O vento vai soprar fraco.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Tópicos:

#Meteorologia

Últimas