PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Proteção Civil alerta para frio acentuado nas próximas 48 horas

10 Janeiro, 2019 - 18:01

173

0

A Proteção Civil emitiu ao final da tarde desta quinta-feira um alerta de tempo frio nas próximas horas. Em comunicado, aquela entidade alerta para vento de quadrante leste, sobrando mais […]

A Proteção Civil emitiu ao final da tarde desta quinta-feira um alerta de tempo frio nas próximas horas. Em comunicado, aquela entidade alerta para vento de quadrante leste, sobrando mais intenso nas terras altas (até 50 Km/h), em especial durante a noite e manhã, por vezes com rajadas até 70 Km/h no Norte e Centro.

Ainda de acordo com a Proteção Civil, as previsões apontam para acentuado arrefecimento noturno e formação de geada. Para Melgaço, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê mínimas de 1ºC durante este fim-de-semana. Em Monção, os termómetros vão descer aos 2ºC. O mesmo valor para Valença com possibilidades de atingir 1ºC no domingo.

Em Paredes de Coura, o frio vai ser mais intenso: para esta sexta-feira, o IPMA prevê mínimas de -1ºC. Em Vila Nova de Cerveira, os valores descem a 0ºC nas próximas horas. Já mais perto do mar, em Caminha, as mínimas deverão atingir 1ºC.

Face a este cenário, a Proteção Civil alerta para os cuidados a ter com o perigo de intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras. É também lançado um apelo à população para máximo cuidado com a utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos. Apelo também à “especial atenção” a ser dada aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo.

Aos condutores, a Proteção Civil alerta para eventual formação de gelo em troços de estradas com ensombramento permanente. 

O cenário de frio e tempo soalheiro deverá prolongar-se nos próximos dias. Para já, o IPMA prevê o regresso da chuva ao Alto Minho no próximo dia 18 de janeiro, com a ocorrência de aguaceiros fracos.

 

[Fotografia: Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas