PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Proteção Civil alerta para chuva e vento forte nas próximas horas

15 Dezembro, 2020 - 16:38

224

0

PUB A Proteção Civil emitiu esta terça-feira um alerta tendo em conta as mais recentes previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O Alto Minho vai estar em […]

PUB

A Proteção Civil emitiu esta terça-feira um alerta tendo em conta as mais recentes previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O Alto Minho vai estar em aviso amarelo a partir das 21h00 desta terça-feira devido à precipitação. O alerta vai estar em vigor até às 6h00 desta quarta-feira.

Está previsto um “agravamento das condições meteorológicas a partir do final da tarde de hoje [terça-feira] até ao início da tarde de amanhã [quarta-feira], começando no litoral da região norte, estendendo-se ao resto do território nacional, com chuva persistente (por vezes forte), vento forte e agitação marítima forte na costa ocidental”.

Em função deste quadro meteorológico, a Proteção Civil prevê piso rodoviário escorregadio; possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis; e inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.

Existe também a possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento moderado/forte, bem como
de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia.

Desta forma, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a população a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

Aos condutores, é lançado o apelo a uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a
possível formação de lençóis de água e a existência de zonas de fraca visibilidade.

 

[Fotografia / Imagem: DR]

 

PUB

Últimas