PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Proteção Civil alerta para chuva e trovoada nos próximos dias

4 Março, 2019 - 15:43

200

0

A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) emitiu esta segunda-feira um alerta para o agravamento do estado do tempo nos próximos dias. Em nota de imprensa, a ANPC avisa para […]

A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) emitiu esta segunda-feira um alerta para o agravamento do estado do tempo nos próximos dias. Em nota de imprensa, a ANPC avisa para chuva por vezes forte no Norte e Centro do país passando a aguaceiros acompanhados de trovoada a entre o início da tarde desta terça-feira e a manhã do dia seguinte.

No Alto Minho, o vento poderá soprar forte, de quadrante sul, com rajadas até 80 Km/h. Nas terras altas, os valores poderão mesmo atingir os 100 Km/h. O mar vai estar agitado, com ondas de sudoeste com 4 a 4,5 metros de altura, passando entre o fim da tarde desta terça-feira e o início da tarde de quinta-feira, para noroeste com ondas de 4 a 5 metros de altura.

Face ao mau tempo, a ANPC alerta para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo; possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem; possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte.

A ANPC aconselha a população a garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias; não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte; não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima; e estar atenta às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

 

[Fotografia: Ilustrativa / Tempestade / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas