PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: Projeto ‘Sente a História’ “projetou a cultura da região”

28 Setembro, 2019 - 17:04

187

0

PUB O projeto cultural Sente a História “projetou a cultura no Alto Minho”. Um balanço extremamento positivo feito pelos organizadores desta iniciativa promovida pela CIM Alto Minho e produzida pela […]

PUB

O projeto cultural Sente a História “projetou a cultura no Alto Minho”. Um balanço extremamento positivo feito pelos organizadores desta iniciativa promovida pela CIM Alto Minho e produzida pela Eventos David Martins. Foi cofinanciada pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte.

A iniciativa, que integrou uma programação de 30 concertos em 30 locais históricos dos 10 concelhos do Alto Minho, envolveu mais de 1500 músicos, tendo-se afirmado como motor de desenvolvimento cultural, turístico e económico da região do Alto Minho.

O programa implicou um investimento de 314 mil euros, sendo que 82% desse valor (273 mil euros), foi aplicado no distrito de Viana do Castelo através da contratação de músicos e empresas da região. Um dado interessante acompanhado por outro igualmente relevante para a promoção cultural da região: transmissão de competências artísticas e criação de novos talentos.

O presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, sublinhou a articulação entre todas as entidades envolvidas no projeto, a capacitação de jovens músicos, fomentando o aparecimento de novos talentos, e o legado que deixa para o futuro com a introdução de práticas de aprendizagem diferenciadoras e a criação de novas composições musicais.

Refira-se que o projeto Sente a História contemplou ainda visitas guiadas aos locais dos espetáculos, valorizando os tesouros patrimoniais do Alto Minho ao proporcionar um contacto aberto entre as pessoas e os monumentos que marcam a história da nossa região.

 

[Fotografia: ‘Sente a História’ em Paredes de Coura / Cecília Pereira Janeiro 2019]

 

PUB

Últimas