PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Alto Minho

Alto Minho: Prepare-se! – Vem aí tanto frio que até pode nevar na Serra d’ Arga

14 Janeiro, 2023 - 11:22

2129

0

Massa de ar polar chega este domingo ao Alto Minho.

Uma enorme massa de ar polar vai invadir Portugal a partir deste domingo. Conforme a Rádio Vale do Minho vinha avançando, as previsões dos meteorologistas afinaram ainda mais e confirma-se uma vasta onda de frio durante a próxima semana.

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já emitiu um alerta para a passagem de “superfícies frontais frias” que vão atravessar o País de norte a sul.

 

“A sua passagem dará origem a precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, e mais frequente no Minho e Douro Litoral, que será sob a forma de neve nas terras altas já no dia 15. A partir de dia 17, deverá ocorrer em cotas relativamente baixas, acima de 900/1100 metros de altitude na região Centro, baixando até 600/800 metros na região Norte. A neve poderá ocorrer em cotas mais baixas entre o final de dia 17 e o início de dia 19, com acumulações significativas no interior Norte e Centro, havendo no entanto, maior incerteza neste período”, avisa o IPMA.

 

 

Neve em Melgaço, em Coura… e até na Serra d’ Arga

A meteorologia europeia vai mostrando acumulações simpáticas de neve no Vale do Minho na próxima semana. Castro Laboreiro e Lamas de Mouro, em Melgaço, e a zona do Corno de Bico, em Paredes de Coura, vão previsivelmente ser pontos privilegiados para os apaixonados pelo manto branco.

 

Porém, o alerta de frio é tão sério que as previsões apontam mesmo para acumulações significativas na Serra d’ Arga, em Caminha, bem mais perto do mar.

 

Significativa acumulação de neve no Vale do Minho na próxima semana (até na Serra d’Arga)

[Fonte: meteoexploration.com]

 

Ora, avisa o IPMA que “a partir deste domingo e até dia 19 de janeiro, prevê-se uma descida gradual de temperatura, que se fará sentir inicialmente nas regiões Norte e Centro, estendendo-se a todo o território no dia 18”.

 

 

Quando vai nevar afinal?

A descida mais acentuada dos valores mínimos de temperatura deverá registar-se durante a madrugada de quarta-feira.

 

“Nos dias 18 e 19, os valores da temperatura mínima na generalidade do território deverão ser inferiores 5°C, exceto no litoral (ente 5 e 8°C), sendo inferiores no interior Norte e Centro, da ordem de -5 a 0°C. Os valores da temperatura máxima não deverão ultrapassar 11 a 14°C, sendo inferiores no interior Norte e Centro, entre 5 e 9°C”, diz o IPMA.

 

A queda de neve nas terras mais elevadas do Vale do Minho, nomeadamente Castro Laboreiro, Lamas de Mouro e Riba de Mouro deverá acontecer em força durante a madrugada de quarta-feira, conforme prevê também o portal meteorológico windy.com.

 

No entanto, este portal não prevê neve na Serra d’ Arga.

 

 

Neve deverá cair em força durante a madrugada de quarta-feira no Vale do Minho

[Fonte: windy.com]

 

 

Quanto tempo vai durar?

Para os mais entusiastas da neve, as previsões não podiam ser mais animadoras. Em Castro Laboreiro, por exemplo, o tempo.pt mostra que vai nevar durante todo o dia durante a próxima quarta-feira.

 

No entanto, a neve deverá começar a cair em vários pontos do Vale do Minho na terça-feira ao princípio da noite.

 

 

Queda de neve apontada para o princípio da noite da próxima terça-feira em Castro Laboreiro, Melgaço

[Fonte: tempo.pt]

 

 

Na quarta-feira, dia 18 de janeiro, a neve reinará em Castro Laboreiro

[Fonte: tempo.pt]

 

 

A meteorologia espanhola confirma as previsões e assegura também que a neve chegará ao princípio da noite de terça-feira, tornando-se mais intensa durante a madrugada de quarta-feira, conforme as previsões do portal eltiempo.es

 

 

Meteorologia espanhola a prever muita neve para as proximidades com Melgaço na quarta-feira

 

 

Também durante os próximos dias, e segundo o IPMA, “prevê-se uma intensificação do vento no litoral e nas terras altas, onde soprará moderado a forte, com rajadas. As baixas temperaturas associadas ao vento forte aumentarão o desconforto térmico”.

 

O IPMA alerta ainda para “um aumento da agitação marítima na costa ocidental a partir de dia 16 (aviso amarelo emitido a norte do Cabo Raso), mantendo-se a vigilância, e se necessário agravamento do nível do aviso”.

 

 

 

[Fotografia: Arquivo/Carla Esteves]

Tópicos:

#Frio#Meteorologia

Últimas