PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Alto Minho

Alto Minho: “Potente anticiclone” vai ‘prender’ a chuva por cá nos próximos dias

26 Outubro, 2022 - 00:25

1148

0

Meteorologia.

A chuva “forte e persistente” vai continuar nos próximos dias em todo o Norte português. Sobretudo no Alto Minho. O distrito de Viana do Castelo vai estar novamente sob aviso amarelo (terceiro mais grave numa escala de quatro) esta quarta-feira, colocado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a partir das 11h00.

 

“Teremos um potente anticiclone centrado no mediterrâneo, que bloqueará várias frentes e linhas de instabilidade, impedindo-as de progredirem para leste, estas ficarão estacionárias, descarregando muita água sobre os locais onde se encontrarem”, explica o portal Meteo Trás os Montes – Portugal.

 

A acompanhar a explicação, o portal mostra o modelo do ECMWF (European Centre for Medium-Range Weather Forecasts). “O modelo coloca acumulações de chuva muito importante em toda a vertente atlântica desde a A Corunha até Peniche, no interior também prevê chuva, embora menos intensa”, descreve.

 

 

Modelo ECMWF coloca a zona do Minho como a mais chuvosa em toda a Península Ibérica
[Fonte: ECMWF / Via Meteo Trás os Montes – Portugal]

 

 

Para esta quarta-feira, os vários serviços meteorológicos apontam chuva fraca para o distrito de Viana do Castelo que deverá aumentar de intensidade ao princípio da noite. 

 

As temperaturas máximas deverão registar uma ligeira subida, dos 21ºC aos 25ºC. As mínimas deverão permanecer na ordem dos 15ºC.

 

O vento vai soprar moderado.

 

 

[Fotografia: windy.com]

Tópicos:

#Meteorologia

Últimas