PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Alto Minho

Alto Minho: Poeira pode ficar mais intensa nas próximas horas – DGS lança alerta

15 Março, 2022 - 18:54

2246

0

Meteorologia.

A poeira proveniente do norte de África pode ficar mais intensa em Portugal Continental e o Alto Minho não é exceção. O alerta é deixado pelo portal meteorológico Meteo Trás-os-Montes que divulgou um mapa com a previsão da evolução desta nuvem nas próximas 12 horas.

 

De acordo com o documento, “os valores (Mgr/m2) previstos para amanhã são muito significativos e muito provavelmente superiores aos de hoje”, alerta aquele portal.

 

“Trata-se sem dúvidas de uma situação muito pouco habitual no nosso país, uma vez que é normal sermos afetados por cargas de poeira mas não com esta intensidade”, acrescenta.

 

 

Carta meteorológica prevê aumento da intensidade de poeira nas próximas horas

 

[Fonte: DR/Via FB Meteo Trás-os-Montes]

 

 

Entretanto, a Direção-Geral da saúde já alertou para esta situação e deixou recomendações.

 

“Verifica-se uma situação de fraca qualidade do ar no Continente. Esta situação deve-se à intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão e que atravessa Portugal Continental, aumentando as concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar”, lê-se na nota enviada pela Direção-Geral da Saúde (DGS),

 

A mesma nota dá conta que este poluente tem efeitos nocivos para a saúde humana, principalmente entre a população mais sensível, como crianças e idosos.

 

 

 

[Fotografias: Sandra Santos / DR/Via Meteo Trás-os-Montes]

Últimas