PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
País

Alto Minho: Podem os detritos do foguete chinês cair no distrito de Viana? – Saiba AQUI

7 Maio, 2021 - 21:05

945

0

PUB Para já, as previsões são negativas. De acordo com o mapa apresentado pela RTP, Portugal é um dos locais onde os detritos espaciais do CZ-5B (cerca de 20 toneladas), podem […]

PUB

Para já, as previsões são negativas. De acordo com o mapa apresentado pela RTP, Portugal é um dos locais onde os detritos espaciais do CZ-5B (cerca de 20 toneladas), podem vir a cair, enquanto o foguete segue o seu caminho rumo à nova estação espacial da China. No entanto, a área projetada para a queda não inclui o Alto Minho.

 

A zona assinalada a azul é a região onde orbita o CZ-5B, bem como a zona onde poderá cair

[Fonte: RTP]

 

De acordo com o jornal O Minho, os resíduos que sobram do primeiro estágio do foguete chinês de longa marcha lançado a 29 de abril estão a ser motivo de preocupação uma vez que ainda não se sabem onde estes vão cair no planeta Terra, apesar da monitorização constante levada a cabo pelas agências espaciais.

A reentrada na atmosfera deve dar-se entre as 2h00 horas deste sábado e a próxima segunda-feira, com Portugal a ser um dos locais onde os detritos espaciais do CZ-5B (cerca de 20 toneladas), podem vir a cair, enquanto o foguete segue o seu caminho rumo à nova estação espacial da China.

 

 

Foguete Chinês de Longa Marcha

[créditos: RTP]

 

Habitualmente, entram na nossa atmosfera detritos espaciais a um nível diário, mas raramente provocam incidentes, uma vez que se desintegram à entrada na atmosfera terrestre. Porém, neste caso, e dado o elevado volume dos detritos, é provável que possam causar mossa no local onde caírem.

Ao início desta sexta-feira, os resíduos espaciais encontravam-se a cerca de 180 quilómetros de altitude, viajando a mais de 28 mil quilómetros por hora.

 

[Fotografia: DR]

 

PUB

 

Últimas