PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: Organização do ‘FolkMonção’ faz balanço muito positivo

12 Agosto, 2015 - 08:34

124

0

Aos microfones da Vale do Minho, Boaventura Rodrigues revelou que edição do próximo ano está garantida.

A organização do “FolkMonção – O Mundo a Dançar” faz um balanço positivo da edição deste ano. O evento, recorde-se, arrancou no passado dia 2 de agosto e terminou na passada segunda-feira. O festival conta com a participação de nove países e atuações em nove concelhos do Alto Minho. “Há cada vez mais gente. Todos os grupos que cá tivemos mostraram uma elevadíssima qualidade”, disse à Vale do Minho Boaventura Rodrigues, da organização do evento. “Este festival já é hoje um dos maiores do mundo. É certificado pela qualidade a nível mundial. Por aqui passam grupos ao mais alto nível artístico. São eles e o próprio público que avaliam os espetáculos. Se estes não tiverem qualidade, o público não aparece e as praças já começam a ser pequenas para tanta gente e isso orgulha-nos muito”, continuou o responsável.
Brasil, China, Geórgia, México, Polónia, Portugal, Rússia, Taiwan e Ucrânia foram os países participantes. O festival marcou presença em Arcos de Valdevez, Barbeita, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova de Cerveira.
O êxito do “FolkMonção” é tanto que Boaventura Rodrigues adiantou mesmo à Vale do Minho que a edição do próximo ano está garantida. O cartaz de 2016 “já está fechado quanto a convites de grupos. A máquina está montada e já são os grupos que querem vir cá. Só mostra que o festival é bom e que os tratamos a todos muito bem”.
O “FolkMonção – O Mundo a Dançar” foi reconhecido pelo C.I.O.F.F. (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e de Artes Tradicionais, estatuto B da UNESCO), em 2006, pelo C.I.D. (Conselho Internacional de Dança), em 2005, e pela I.O.V. (Organização Internacional das Artes Populares), em 2004.

Últimas