PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Alto Minho

Alto Minho: Ondas até 14 metros colocam distrito sob aviso vermelho

16 Janeiro, 2023 - 11:07

382

0

Meteorologia.

O Alto Minho vai estar sob aviso vermelho esta terça e quarta-feira devido à agitação marítima. O alerta foi colocado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e é o mais grave numa escala de quatro.

 

Estão previstas “ondas de noroeste com 6,5 a 7,5 metros de altura significativa, podendo atingir a altura máxima de 12 a 14 metros”, escreve o IPMA.

 

O alerta vai entrar em vigor a parir das 21h00 de terça-feira, prolongando-se até às 6h00 de quarta-feira.

 

Ora, é precisamente por essa hora que está prevista a chegada em força da depressão Fien.

 

A neve vai cair em força e a cota pode chegar aos 500 metros. As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) agravaram-se para o final da tarde da próxima terça-feira “podendo acumular quantidades significativas no solo”.

 

Recorde-se que a previsão apontava até agora para uma cota de 600 metros.

 

Em comunicado, o IPMA recorda que já a partir de segunda-feira, dia 16, o estado do tempo em Portugal continental será influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e pelo cavamento da depressão Fien, induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente, transportando uma massa de ar marítima de origem polar.

A temperatura irá sofrer uma diminuição, que será mais acentuada terça e quarta-feira com valores de temperatura mínima abaixo dos 5°C na generalidade do território, sendo entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, e entre 5 e 8°C nas regiões do litoral.

 

A temperatura máxima deverá oscilar entre 5 e 12°C na generalidade do território, sendo até 14°C no litoral da região Sul e podendo ser inferior a 5°C em alguns pontos do interior Norte e Centro.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Tópicos:

#Mar#Meteorologia

Últimas