PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Onda de calor chega esta quinta-feira – Temperaturas acima dos 40ºC no distrito

2 Agosto, 2018 - 06:43

182

0

Uma onda de calor chega esta quinta-feira a Portugal continental. As temperaturas máximas vão disparar, estando previstas máximas superiores a 40ºC na maior parte do território. No Vale do Minho, […]

Uma onda de calor chega esta quinta-feira a Portugal continental. As temperaturas máximas vão disparar, estando previstas máximas superiores a 40ºC na maior parte do território. No Vale do Minho, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Monção poderá chegar aos 44ºC. Valença deverá atingir os 43ºC. O concelho de Melgaço poderá alcançar os 42ºC e Paredes de Coura os 41ºC.

Em nota enviada à imprensa, a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) deixa algumas recomendações. Entre elas utilizar  roupa solta (algodão), que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol; utilizar protetor solar com fator > 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas; escolher as horas de menor calor para viajar de carro.
Não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol, nem deixe os animais domésticos no carro; evitar atividades que exijam grandes esforços físicos; dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como: crianças; idosos; doentes crónicos; grávidas; pessoas com mobilidade reduzida; trabalhadores com atividade no exterior; pessoas isoladas.

A ANPC refere ainda que as crianças com menos de seis meses não devem ser sujeitas a exposição solar, devendo
evitar-se a exposição direta de crianças com menos de três anos (usar roupa e protetor solar >50).

 

Monção, Melgaço e Paredes de Coura em risco muito elevado de incêndio

 

Os concelhos de Monção, Melgaço e Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, vão estar em risco muito elevadode incêndio [o segundo mais grave numa escala de cinco] a partir do próximo sábado. Esta terça-feira, todo o Alto Minho apresenta-se em risco reduzido [o menos grave] mas, com a anunciada onda de calor para os próximos dias e consequente subida das temperaturas máximas, o alerta do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) irá subir de intensidade. Em Valença, este aviso será menor mas, ainda assim, de grau elevado.

Recorde-se que estas subidas estão relacionadas com uma onda de calor que irá afetar o nosso país a partir das próximas horas. Os concelhos do interior do país serão os primeiros a sentir os efeitos do fenómeno. Em Mirandela, os termómetros poderão mesmo atingir máximas de 45ºC na quinta e sexta-feira. Em Vila Nova de Foz Coa, os termómetros deverão chegar também aos 45ºC.

 

PUB

Últimas