PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Ponte da Barca

Alto Minho: O António desenhou uma moeda. Vai entrar em circulação na próxima semana

9 Novembro, 2024 - 11:02

435

0

Aluno do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.

O Banco de Portugal em circulação na próxima semana uma moeda de coleção com o valor facial de 5 euros, designada “O Conhecimento”, no âmbito do projeto “Desenhar a moeda”.

 

Esta nova moeda para colecionadores entra em circulação no dia 13 de novembro de 2024, e apresenta, na face frontal, o valor facial, o escudo nacional, a legenda “Portugal” e a representação de moedas metálicas e notas com as legendas “500”, “20” e “10”.

 

No reverso apresenta a representação de um balão de ensaio, ladeado à esquerda pela legenda “Educação” e em baixo pela legenda “Tecnológica”, ambas inseridas em quadros escolares, e ainda a indicação do autor e as legendas “Casa da Moeda” e “2024”.

 

A distribuição ao público será efetuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

 

Foi definido o limite de emissão de 20.000 moedas com acabamento normal.

 

 

 

 

[Fonte: Banco de Portugal]

 

 

A moeda foi desenhada no ano passado por António Pires de Oliveira Parente Cerqueira, na altura aluno do 5.º ano da Escola Básica Diogo Bernardes, do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.

 

Foi o vencedor do concurso escolar “Desenhar a Moeda”, dinamizado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).

 

Estimular a criação artística e numismática, sensibilizando a comunidade escolar para a riqueza cultural, patrimonial e artística da moeda, valorizando-a como instrumento pedagógico e veículo de transmissão de valores e conhecimentos entre gerações, foram os principais objetivos do concurso escolar “Desenhar a Moeda”.

 

 

[crédito fotografias capa: DR]

Últimas